Saiba como identificar um porcelanato de verdade

É muito comum presenciarmos propagandas de porcelanatos a preços ínfimos. Quando ouvimos tais ofertas, surgem várias dúvidas: Será mesmo porcelanato? Por que tão barato? Por que outras lojas operam preços tão elevados?

Como o objetivo de orientar clientes e consumidores sobre as características do porcelanato e diferencias os produtos que atendem aos requisitos da ABNT NBR 15463, a Associação Nacional de Fabricantes de Cerâmicas (Anfacer) criou o Selo da Qualidade para Porcelanato.

Antes de entendermos a importância de tal selo, vamos entender o que efetivamente é este piso tão desejado.

O porcelanato é um produto cerâmico declarado pela Norma ISO 13006/NBR 13818 com especificação B significando material prensado com absorção de água menor ou igual a 0,5%. Ou seja, é um produto com baixíssima absorção de água.

Devido a sua característica de absorção próxima a zero, é necessário utilizar em seu assentamento argamassas (colas) especiais, ao invés das tradicionais massas de assentamento utilizadas para cerâmicas, pedras e granitos. Também cabe ressaltar que devido a sua dureza é necessário utilizar discos de corte ou dispositivos de corte com borda cortante diamantada.

O porcelanato é, também, o revestimento cerâmico de maior valor agregado e com alto desempenho. A primeira norma mundial para porcelanato ABNT NBR 15463 foi criada por iniciativa da indústria brasileira e estabelece os critérios específicos do produto:

1-Baixa absorção de água;

2-Resistência a flexão;

3-Resistência a gretamento (O termo "gretamento" diz respeito às fissuras da superfície esmaltada, semelhantes a um fio de cabelo);

4-Resistência a manchamento;

5-Resistência a ataques químicos;

6- Resistência a abrasão;

7-Característica dimensional precisa.

O selo veio, justamente para diferencias e valorizar os porcelanatos que atendam aos requisitos da norma, assim dando segurança ao consumidor. ao arquiteto e ao consumidor.

Além de proteger o consumidor, com ele também será possível estimular a certificação dos produtos cerâmicos, combater a não conformidade intencional, evitar o uso indevido da terminologia Porcelanato, e atender aos programas governamentais que visam fomentar a conformidade de materiais para construção civil.

Sendo assim, a partir de setembro de 2015, mês em que o selo passa a ter validade, quando nos depararmos com  propagandas de porcelanatos a preços irrisórios, imediatamente saberemos se realmente se trata de porcelanato ou de uma cerâmica qualquer.