Porcelanato

A escolha do PORCELANATO é um momento muito importante durante a reforma e requer a observância de alguns detalhes muito importantes, além do preço. Nesse momento, a quantidade de opções que o mercado oferece traz muitas dúvidas e questionamentos, pois existem pisos para áreas internas e externas, para pisos e paredes, antiderrapantes, com acabamento liso, brilhante e opaco, além da quantidade de estampas, dimensões e cores, por isso, nesse momento é imprescindível o auxílio de um profissional da arquitetura.

Vamos entender um pouco mais sobre o revestimento queridinho da maioria das pessoas. E essa preferência não é à toa, já que se trata de um material cerâmico com absorção de água quase zero, alta resistência e design diferenciado.

ACABAMENTOS DAS BORDAS

Primeiramente, precisamos saber diferenciar os tipos de acabamentos: bold e retificados.

No porcelanato bold ou junta seca, a peça vem com acabamento arredondado, o que o torna mais rústico já que não possuirá as quatro faces iguais e necessitará receber um rejunte mais largo, de, no mínimo, 3mm.

Já o porcelanato retificado, assim que sai do forno, recebe um corte preciso e reto, com isso sua aplicação pode ser feita com um rejunte bem fino, de 1,5mm, transformando o piso quase em um tapete.

PAGINAÇÃO

Outro item que não pode ser negligenciado é a paginação, que nada mais é que o desenho de como as peças serão distribuídas no ambiente. O ideal é que o ambiente receba o mínimo de trinchos (recortes no tamanho original da peça). Eis mais um momento em que o arquiteto será de muita importância para um resultado final satisfatório. O ideal é que o início da aplicação seja feito na entrada do ambiente.

TIPOS DE PORCELANATOS

O porcelanato pode ser encontrado em várias tipologias, que indicam as diferenças de superfícies, o preço, as características estéticas e o melhor uso para cada tipo:

- Polido: é o mais popular entre todos e tem o custo mediano. Ele é extremamente liso e brilhoso, por isso só é indicado para áreas secas. Em contato com a água torna-se bastante escorregadio e perigoso. 


- Esmaltado: o porcelanato esmaltado tem esse nome por receber uma camada de esmalte a mais em cima da massa com a impressão do desenho ou estampa desejado. A indicação técnica para o seu uso é obtida através da superfície, que pode ser lisa ou áspera, brilhante ou mate e o PEI (resistência do esmalte) que é um item que deve ser observado, quanto maior o PEI mais resistente será o esmalte.


-Struturado: O porcelanato struturado possui uma superfície levemente abrasiva, tornando-o antiderrapante. É uma ótima opção para áreas úmidas como saunas, box de banheiro, garagens e decks.


-Natural: O porcelanato natural possui uma superfície mate, é muito resistente e pouco escorregadio. Ótimo para áreas semiúmidas e possuem um visual muito elegante e são muito queridos por arquitetos e decoradores.


-Acetinado: Esse tipo de porcelanato possui um leve brilho acetinado em sua superfície.

-Lapado: Esse tipo de porcelanato é conhecido por seu brilho intenso, ele consegue reproduzir o brilho dos mármores e granitos. Quase um espelho.

-Porcelanato Ext: Esse porcelanato é o mais indicado para áreas externas que tenham frequente contato com a água. Possui superfície abrasiva, com efeito antiderrapante.


CUIDADOS COM O PORCELANATO

Existem alguns cuidados que aumentam a vida útil do porcelanato e evitará que eles percam o brilho ou manchem.

Após a conclusão da obra, é muito importante realizar uma primeira limpeza do porcelanato que retirará as impurezas e trará o brilho peculiar, evitando manchas. Importante esperar o rejunte secar antes de fazer essa limpeza inicial. Para essa limpeza é recomendado usar um produto especializado em limpeza para porcelanato que é facilmente encontrado nos home centers. Caso tenha respingado tinta no piso, o ideal é usar solvente orgânico ou thinner, porém, é interessante fazer o teste destes produtos em pequenas áreas antes de aplica-lo em toda a área.

Já o rejunte, pode ser limpo com um produto especializado que também é facilmente encontrado em lojas de home centers. É importante esperar sete dias antes dessa limpeza. Também é possível usar o saponáceo cremoso aplicando o produto sobre o rejunte, deixando agir por 10min e removê-lo com o lado macio da esponja.

DIMENSÕES DOS PORCELANATOS

Atualmente, o mercado tem oferecido uma infinidade de dimensões de porcelanatos, o mais comum é o quadrado, 60x60cm porém, os maiores têm feito o maior sucesso, quanto maior mais bonito fica por evidenciar menos o rejunte e dar uma aparência de tapete, quase sem emendas e ampliarem o ambiente. Podemos encontrar com facilidade porcelanatos de 80x80; 60x1,20; 90x90; 80x1,60, 2,0x1,0, etc. A escolha do tamanho está proporcionalmente ligada ao tamanho do ambiente, quanto maior o ambiente, melhor ficará com um grande porcelanato. E quando se fala grande, é grande mesmo: hoje há fábricas que estão produzindo porcelanatos de até 3m, já imaginou?

DIFERENÇA ENTRE PORCELANATO E CERÂMICA

Existe uma grande confusão na diferenciação entre porcelanato e cerâmica. Apesar do porcelanato possuir cerâmica em sua composição, seu processo de fabricação é mais complexo, tornando-o um produto mais resistente e diferenciado. Além da argila em sua composição, o porcelanato também recebe outros componentes como areia, filitos e outros aditivos.

A principal diferença na fabricação do porcelanato em relação a cerâmica é que o porcelanato passa por uma queima com temperaturas elevadíssimas, o que o torna mais resistente e durável que a cerâmica.

Então, agora que você possui todas essas informações sobre o porcelanato, com certeza, fará a melhor escolha. Boas compras!

?