A escolha da luminária pode mudar o ambiente

Muita gente não sabe, mas a iluminação é um item essencial para uma decoração impecável. É comum pensar que a arquitetura está ligada apenas a decorar um espaço com peças bonitas, móveis de design e colocar uma textura diferente na parede. Entretanto, decorar envolve muito mais que isso, e um aspecto importantíssimo é a iluminação, uma vez que é ela quem modela os espaços.

A iluminação pode mudar completamente a maneira que percebemos um espaço, e é capaz até de interferir em sua funcionalidade. Com a luminária certa nós podemos destacar algum ponto da decoração e criar um ambiente aconchegante e harmonioso.

Antes de tudo, é essencial considerar os tipos de atividades que serão exercidas no ambiente e analisar a quantidade de luz necessária. Por exemplo: Uma sala de estar pode servir tanto para assistir um filme quanto para uma comemoração entre amigos, e um bom projeto de arquitetura consegue unir essas duas necessidades.

Existem muitos tipos de luminárias no mercado para criar uma iluminação adequada. Agora você pode conferir alguns deles:

Plafon

As luminárias Plafon geralmente são instaladas no teto, de forma não embutida. Elas são usadas quando se precisa de apenas um ponto central de luz, para iluminar o ambiente como um todo, assim, ela pode ser usada como a fonte principal de luz no espaço, geralmente quando não se tem forro de gesso.


Pendentes


O pendente é ideal para valorizar uma ambientação, funcionando mais como adorno que propriamente, iluminação. Podemos usa-la para dar maior destaque a uma bancada de trabalho ou criado mudo, porém ela têm sido muito usada em mesas de jantar. Geralmente eles são vendidos separadamente, o que permite soltar a criatividade e instala-la de diferentes formas: juntas, amarradas, uma ao lado da outra, etc.


Spots

O spot é um tipo de luminária direcionável ou fixa, que podemos usar quando queremos dar foco em algum objeto. Elas podem ser instaladas em conjunto ou individualmente. O uso desse tipo de iluminação traz a sensação do objeto iluminado ser uma obra de arte por nos remeter a uma galeria ou museu.


Arandelas


Quer criar um espaço com muito charme na sua casa? Essa é a luminária perfeita. As arandelas são fixadas nas paredes, como uma iluminação decorativa complementar, criando um ambiente com uma luz aconchegante. Elas podem ser usadas tanto em ambientes internos quanto externos.


Balizadores


Os balizadores são usados para iluminação baixa em ambientes internos e externos. Eles são muito utilizados para iluminar entradas e saídas, caminhos de jardins, escadas, rampas, piscinas, entre outros.


Embutidos

O tipo mais usual de iluminação e que deixa o ambiente mais harmonioso. Este tipo de luminária requer rebaixamento do teto, podendo conter detalhes no forro ou simplesmente, forro liso. Este tipo de luminária chama pouca atenção, sendo ideal para uma boa iluminação onde o importante é a luz e não a luminária.


Perfis de LEDs


São uma forma de iluminação que consiste em uma fita de LED, fixada em um perfil de alumínio, e fechada com acabamento acrílico. São uma ótima opção de iluminação, deixam o ambiente elegante, e podem tanto seguir a estrutura do espaço como brincar com geometria.