Revista Agora- Projetando um Ambiente

http://www.agorapropaganda.com/revistaagora/index.php?option=com_content&view=article&id=76:proejtando-um-ambiente&catid=52:arquitetura&Itemid=63

O Arquiteto é o profissional imprescindível para uma reforma. Além de harmonizar o ambiente, define as dimensões corretas, escolhe os materiais apropriados, indica os melhores profissionais e lojas especializadas, entre outros itens. Em conversa com a Arquiteta Cris Nunes, tiramos dúvidas sobre a tendência para 2012.

Por Manuela Ponciano Fotos Cris Nunes

O processo de projetar a arquitetura e decoração de um ambiente requer um bom relacionamento entre cliente e arquiteto. É preciso entender os anseios do contratante, conhecer um pouco da intimidade, preferências, estilo, ritmo da família. Enfim, estar alinhado com as expectativas do cliente. “Não existe uma etapa principal, todas são de suma importância. Desde a conversa inicial até o momento final de se colocar as almofadas. O mais importante é que haja entrosamento entre as partes” – disse a profissional.Salãoarquitetura1

Decoração e arquitetura andam juntas. No verão o uso de cores mais vivas em objetos de decoração como vasos e almofadas evocam a estação sem grandes reformas. Um objeto de desejo para o momento é o uso de seat gardens (banco de jardim) na ambientação, além de práticos, este elemento é um charme.

A arquiteta alerta que o mobiliário retrata muito do estilo da família, por tanto, não há regra para claro ou escuro. Para paredes o uso de acabamentos como o marmorizado e o concreto estão em muito evidência, bem como o uso de papel de parede que continua em alta.

Para economizar na hora de arrumar a casa, Cris nos indica o reaproveitamento de um móvel antigo, dando um novo acabamento como laca, pátina ou mesmo revestindo-o. Essa é uma ótima alternativa que alia economia, sustentabilidade e, ainda, conta uma história. O uso de objetos pessoais, lembranças de viagens, fotos, tornam o ambiente exclusivo, além de ser econômico. Cada ambientação pede materiais próprios e isso independe do uso. Mas praticamente todas as ideias podem ser substituídas por materiais mais em conta. Por exemplo, podemos substituir a madeira por papel de parede para atingir um visual amadeirado. E o mesmo podemos fazer em casa e no local de trabalho. Os ambientes comerciais têm se destacado muito ultimamente, pois os empresários vêm investindo em ótimas estruturas e requintadas decorações para tornar seus espaços o mais agradável e aconchegante possível para seus clientes. O maior desafio da Arquitetura está em entender as expectativas de cada cliente.

Seja residencial ou comercial, cada concepção é única.

CRIS1853
Projeto da arquiteta para um salão de beleza
decor agreste em arapiraca 2011 (8)
Decor Agreste

DICA DA ARQUITETA:

Em épocas especiais como o Natal, alguns toques já fazer a diferença na decoração, como espalhar velas pela casa, colocar um arranjo de mesa natalino ou, a tradicional e bela árvore de Natal. O mesmo serve para Páscoa, por exemplo. É só dedicar alguns momentos para incrementar a decoração com motivos da época.

Contrate um Arquiteto. O custo desse profissional se dilui na praticidade, perfeição e beleza do ambiente. É essencial ter o auxílio de um profissional para as tantas escolhas importantes que requer uma construção, reforma ou decoração.

Leia Também